Gravidez e verão: respondemos às suas dúvidas

Gravidez e verão: respondemos às suas dúvidas

Na My Skin Concept sabemos que o verão pode ser uma estação especialmente desafiadora para as grávidas, com dúvidas constantes sobre como se proteger e cuidar da sua saúde e bem-estar nesta fase tão especial. Para ajudar as futuras mamãs e papás, a nossa equipa reuniu as questão que mais nos colocam nesta fase e respondemos a cada uma delas.

 

1. As grávidas podem apanhar sol?

Sim mas é necessário algumas precauções adicionais. É comum que a pele das grávidas se encontre mais sensível devido às mudanças hormonais e, por isso, a exposição solar deve ser antecipado de cuidados redobrados como usar sempre protetor solar com FPS 30 ou superior, privilegiar a sombra e evitar a exposição solar durante as horas de pico (10h-16h). Para proteção adicional, não se esqueça de usar chapéu de abas largas e óculos de sol, além de beber uma boa quantidade de água para se manter hidratada.

 

2. Quais são os riscos do calor excessivo durante a gravidez?

As possíveis consequências associadas ao calor extremo incluem a desidratação, sobreaquecimento e até mesmo o aumento do risco de complicações como a pressão alta. Manter-se hidratada, evitar atividades físicas intensas durante os horários mais quentes e procurar locais frescos e ventilados ajudam a evitar problemas desnecessários a manter-se bem.

 

3. Todos os produtos de proteção solar são seguros para grávidas?

Não, produtos que contenham oxibenzona, retinil palmitato ou outros químicos potencialmente prejudiciais que possam ser absorvidos pela pele devem ser evitados. Privilegia protetores solares minerais ou físicos, com ingredientes como óxido de zinco ou dióxido de titânio. Se tiver dúvidas sobre a sua escolha, a nossa equipa está à distância de uma mensagem para a ajudar.

 

4. Como prevenir e tratar o inchaço nas pernas e nos pés durante o verão?

O inchaço é comum na gravidez, especialmente no verão devido ao calor. Para prevenir e aliviar, mantenha-se hidratada, eleve as pernas sempre que possível, use calçado confortável e evite ficar de pé por longos períodos. Exercícios leves, como caminhar ou nadar, também podem ajudar na circulação.

 

5. É seguro viajar durante o verão?

Viajar é geralmente seguro durante a gravidez, especialmente no segundo trimestre. No entanto, deve consultar sempre o seu médico antes de viajar. Se for viajar de avião, mova-se regularmente para evitar tromboses. De carro, faça paragens frequentes para esticar as pernas e mantenha-se hidratada. Evite destinos com calor extremo ou surtos de doenças.

 

6. Como lidar com a pele sensível durante a gravidez no verão?

Como referimos anteriormente, é normal que, durante a gestação, a pele fique mais sensível. Para evitar consequências, privilegie o uso de produtos hipoalergénicos e sem fragrância, hidrate-se bem e evite o uso de produtos que tenham ácido salicílico, retinóides ou outros ingredientes agressivos na sua composição. Um bom hidratante e protetor solar são essenciais.

 

8. Quais são os sinais de alerta para problemas relacionados com o calor na gravidez?

Sede extrema, boca seca ou urina escura podem ser sinais de desidratação, enquanto que cãibras musculares, tonturas e náuseas podem ser alertas de sobreaquecimento. Outros sintomas graves como dores de cabeça intensas, visão turva ou inchaço repentino nas mãos e no rosto devem ser também encarados como um alerta para que procure de imediato apoio médico.

 

Cuidar da sua saúde e bem-estar durante a gravidez é crucial mas durante os meses de verão os cuidados são particularmente importantes. Na My Skin Concept estamos à disposição para a ajudar na escolha dos produtos mais indicados e seguros, assim como partilhar todas as dicas e conselhos para uma gestação segura e tranquila.

Regresar al blog